Postura!

Você já reparou como anda a sua postura no dia a dia? Sentar corretamente, anda da forma certa, cuidar para não ficar curvada, isso tudo muitas vezes é chato de ficar reparando e corrigindo não é mesmo? Na correria do dia a dia o que menos pensamos é se estamos com a nossa postura correta.

Como já falei neste post aqui eu adoro praticar Pilates e ele me ajuda muito na questão da postura. Não sinto mais dores e a minha coluna acabou se acostumando com a forma de eu me portar. Sou baixinha e acreditem, uma postura correta dá a sensação de um pouquinho mais de altura e isso é muito bom! Quem é baixinha entenderá o que uma pequena diferença faz hahahahahaha

Conversei com a Lauren, fisioterapeuta do estúdio onde pratico Pilates e no texto abaixo ela fala um pouco sobre a postura!

Você está sentindo dores articulares ou acha que precisa melhorar sua postura?

Pilates é o método de exercícios ideal!

Atualmente, vivendo em um mundo cada vez mais voltado ao conforto, temos cada vez mais opções que nos poupam de esforço/ atividade.

Vive-se sentado para dirigir/deslocar-se, trabalhar, viajar, passear, comer…

Enfim, a onda é de conforto.

Dessa forma, não trabalha-se a musculatura dos pés (que são nada mais que a base da nossa postura), a postura sentado é adotada com muita frequência e por tempo prolongado.

Justamente por esses motivos, ao levantar, a população em geral comumente apresenta vícios posturais associados à postura de sentado (veja a imagem abaixo): musculatura dos pés relaxada (comum nos joanetes…), coluna lombar retificada, musculatura abdominal flácida, ombros protusos (enrolados/caídos), cervical retificada, vulgarmente chamada de pescoço de texto.

Nesse sentido, o método Pilates apresenta benefícios preciosos, visto que por reforçar músculos centrais do corpo, reorganiza a ação muscular e articular ao longo de toda a postura e em função disso, diminui as tensões e dores.

O método trabalha a consciência corporal e a interação corpo-mente. Desde exercícios básicos até os mais avançados, é possível perceber a influência no controle muscular por toda a extensão do corpo.

Exercícios trabalhados na posição deitado já iniciam a organização da consciência corporal, chamando a atenção do indivíduo para a região a ser trabalhada. Em seguida, as posições sentado e em pé vão trazendo essa consciência do corpo no espaço, em postura semelhantes às funcionais, utilizadas no cotidiano.

Os exercícios tanto no solo como nos aparelhos buscam proporcionar estímulos variados e, desde que bem orientados por um profissional capacitado, vão corrigindo desalinhamentos, trazendo maior flexibilidade, funcionalidade, mobilidade, melhora da coordenação motora, resistência muscular global e, por isso, melhoram a postura e causam bem-estar.

                                                                    Forma Correta de Sentar

Bacana, né? Então anda logo e vá corrigir sua postura. Hoje em dia, até para levantar da cama faço o exercício correto (no momento em que meus professores lerem isso vão a loucura hahahahaha)

Pilates vícia, tonifica e gasta energia. Além de sair da aula com um bom humor incrível.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *